domingo, 26 de abril de 2020

METÓDIO FERNANDES DA COSTA


METÓDIO FERNANDES DA COSTA nasceu no Sítio Dezimeiro, município de Florânia (RN), no dia 20 maio de 1914.
Filho natural do agricultor Santino Fernandes da Costa e da costureira Antônia Ugolina Santino da Costa.
Era irmão de Maria Jandira, Manoel Santino, Antônia Fernandes e Francisco Fernandes.
Menino dotado de muita inteligência, mesmo não tendo a oportunidade de freqüentar nenhuma escola, já que seu pai achava mais importante colocá-lo para pastorear o gado da família. 
Logo cedo, querendo ganhar dinheiro, resolveu ser cambista, que quer dizer, homem que faz jogo do bicho   mesmo sem saber ler, resolveu andar a pé procurando alguém que quisesse jogar no bicho da sorte.
Os jogadores eram quem anotavam seus jogos e assim ele passou quatro anos nessa função.
A partir daí, foi na prática, aprendeu a ler e escrever. 
A experiência como cambista, fez com que aquele jovem pensasse em outra maneira de ganhar dinheiro. 
Aí o comércio o atraía e, assim, em 1934, resolveu investir hum mil e quinhentos reis para iniciar suas atividades comerciais, iniciando no ramo de estivas, depois para no de tecidos. 
Comprava algodão e transportava para Caicó onde vendia ao Sr. Emídio Germano. 
Negociava, também, com agave, transportando para João Pessoa-PB e, como estratégia econômica, na volta trazia cimento para vender em São Vicente, em seu próprio caminhão, tendo como último ramo comercial uma Farmácia. 
Também foi agropecuarista. 
Foi Juiz de Paz, credenciado por ser uma pessoa de alta credibilidade moral, junto à sociedade civil e jurídica, tornou-se uma pessoa altamente desprendida e humanitária. 
Com apenas 22 anos, casou-se com a Senhora Severina Mártir de Maria, filha do Comerciante e Agricultor João Antônio de Maria e da Pintora Maria Antônia do Sanitissimo, recebendo o nome do marido, Severina Mártir Fernandes (Dona Biró), no dia 02 de fevereiro de 1936.
A mocidade não o impedia de ser um homem sério, responsável e cumpridor de seus deveres.
Desta união, nasceram oito filhos: Francisco, Osmildo, Osvaldo, Osanete, Osman, Maria da Guia, Teresinha (falecida), e Paula Francinete (falecida).
A simpatia e simplicidade com que tratava as pessoas e a facilidade de fazer amizade fez com Metódio tivesse a oportunidade de entrar para a vida pública, sob a orientação e influência do Senhor Aristófanes Fernandes.
Como cidadão consciente dos seus direitos e deveres, votou pela primeira vez em 1945, com o Sr.Aluísio Alves de saudosa memória, para Deputado Federal, prevalecendo uma amizade de décadas e seguindo sempre sua orientação política partidária. 
METÓDIO foi um dos cidadãos que lutou, juntamente com Dr Cortez Pereira, então Deputado na época, para que São Vicente fosse desmembrado do município de Florânia. 
Depois de muitas negociações, Dr Cortez Pereira e João Neto Guimarães conseguiram a emancipação política da cidade vicentina em 11 de dezembro de 1953.
A política era a maior atração do Senhor Metódio, por isso em 03 de outubro de 1954, inicia sua trajetória como homem público, como candidato a prefeito, obtendo uma vitória esmagadora, pois dos 960 votos, 851 foram a seu favor. 
Foi eleito prefeito de São Vicente, juntamente com o vice-prefeito, Sr.Francisco Alves Neto "Chico Alves".
Em 31 de janeiro de 1955, tomou posse no cargo de prefeito, em sessão da Câmara Municipal, presidida pelo Vereador Vicente Alves dos Santos, como primeiro prefeito eleito de São Vicente, Conforme registro em ata, em seu discurso de posse, falou sobre a sua boa disposição em que se encontrava ao iniciar a sua tarefa de primeiro prefeito constitucional de sua terra, esperando corresponder à confiança que lhe depositaram os seus conterrâneos, para o que contava com a cooperação de todos os seus munícipes. 
Em sua administração a cidade foi contemplada com importantes serviços, como:
Posto de Saúde (hoje Maternidade Justiniana Barbosa, cuja mesma foi fechada pelo atual Prefeito Sr Francisco Bezerra Neto, por politicagem e maldade contra o nosso povo vicentino em 2010 ), construção do Clube Recreativo (hoje Clube Municipal), onde ocorriam as festividades sociais. 
Em 07 de outubro de 1962, foi eleito vereador, e em 1965, renunciou ao cargo de vereador, para exercer, pela segunda vez, o cargo de prefeito, eleito em 24 de outubro de 1964. 
Em seu discurso de despedida do cargo de ressaltou sua tristeza pelo falecimento de seu inesquecível pai, logo após as eleições.    Em 31 de janeiro de 1965 tomou posse, pela segunda vez, no cargo de prefeito, construiu obras de grande significado para a população, entre elas o prédio da Escola Estadual Joaquim Adelino de Medeiros, o Açude Bacurau, a pavimentação das principais ruas e a Estrada que liga São Vicente a Serra de Santana.
Em 1970 foi eleito, pela segunda vez, vereador 1973/1974. 
Em 1982, foi candidato a prefeito, tendo como companheira de chapa a Senhora Maria Nazareth de Medeiros, não obtendo êxito. 
Metodio Soube conquistar seu espaço na história política do Rio Grande do Norte com sua amizade sincera e correligionária. 
Passou por momentos de crises política, mas nunca desistiu e nem abandonou seus amigos, em especial ALUIZIO ALVES, mas com sua humildade e simplicidade dizia: “Tenham paciência que Deus resolve, não responda ao inimigo, o silêncio é a melhor resposta”.
Outra frase que o mesmo sempre falava era que, "para se fazer Política se faz com seriedade, sinceridade, honestidade e honradez para aqueles a quem confia o seu voto ao político comprometido com o povo". 
METODIO FERNANDES DA COSTA FOI O MAIOR LIDER POLÍTICO DO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE / RN.
ESTA É A NOSSA HOMENAGEM AO MAIOR LIDER POLÍTICO DE SÃO VICENTE
SÃO VICENTE, 15 DE JUNHO DE 2011
BLOG QUIXABEIRA NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
ESTE É O XXI BLOG DO STPM JOTA MARIA, MOSSOROENSE, NASCIDO EM 1961, POLICIAL MILITAR DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR. SERVI NA PMRN POR 30 ANOS, PASSANDO POR TODAS AS GRADUAÇÕES, DESDE SOLDADO A SUBTENENTE. AMO A CORPORAÇÃO PROVA ESTÃO NOS 260 LINKS INSTALADO NO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

Minha lista de blogs